Produções Audiovisuais

Neste espaço você pode acessar vídeos que abordam o tema da violência organizacional, violência no trabalho e violência institucional e corrupção disponíveis na web.

Cemig e Terceirização: Escravidão Neoliberal  – Parte 1 / 3
Documentário que analisa a falta de escrúpulos da Cemig em relação aos funcionários terceirizados, que são explorados pela empresa.

Cemig e Terceirização: Escravidão Neoliberal – Parte 2 / 3
Documentário que analisa a falta de escrúpulos da Cemig em relação aos funcionários terceirizados, que são explorados pela empresa.

Cemig e Terceirização: Escravidão Neoliberal – Parte 3 / 3
Documentário que analisa a falta de escrúpulos da Cemig em relação aos funcionários terceirizados, que são explorados pela empresa.

Entre a Luz e a Sombra – Carandiru
Dirigido por Luciana Burlamaqui, o documentário investiga a violência e a natureza humana a partir da história de três personagens que tiveram seus destinos cruzados no complexo Carandiru, considerado até então o maior presídio da América Latina.

Violência no Trabalho – Parte 1 / 2
Vídeo produzido com recortes de filmes e dados pesquisados em diversos documentos, apresentado como resultado de pesquisa da disciplina de Problemas do Homem Contemporâneo, abordando o tema: Violência no Trabalho

Violência no Trabalho – Parte 2 / 2
Vídeo produzido com recortes de filmes e dados pesquisados em diversos documentos, apresentado como resultado de pesquisa da disciplina de Problemas do Homem Contemporâneo, abordando o tema: Violência no Trabalho

Transtornos mentais são a terceira causa de afastamento do trabalho
Dores, formigamento, aperto no peito, mal estar e desânimo podem ser sintomas de depressão, ansiedade ou estresse. A maioria das pessoas não percebe que está doente.

Estresse e saúde mental no trabalho
Normalmente, quando falamos sobre a saúde do trabalhador, nossa grande preocupação se volta para as doenças e acidentes de trabalho. No entanto, cerca de 35% da população trabalhadora ativa sofre de alguma espécie de transtorno mental adquirido no trabalho.

Empregado alvo de boato sobre Aids receberá indenização
Em dois casos recentes avaliados pelo TST, os ministros reforçaram o entendimento de que a conduta de gestores não pode atingir a honra e a dignidade do trabalhador.

A Batalha de Belo Monte – PARTE 1
No dia 12 de janeiro de 2014, o programa TV Folha levou ao ar o especial “A Batalha de Belo Monte”, reportagem de fôlego que explica a maior e mais controversa obra de infraestrutura dos governos Lula e Dilma.

A Batalha de Belo Monte – PARTE 2
No dia 12 de janeiro de 2014, o programa TV Folha levou ao ar o especial “A Batalha de Belo Monte”, reportagem de fôlego que explica a maior e mais controversa obra de infraestrutura dos governos Lula e Dilma.

A Batalha de Belo Monte – PARTE 3
No dia 12 de janeiro de 2014, o programa TV Folha levou ao ar o especial “A Batalha de Belo Monte”, reportagem de fôlego que explica a maior e mais controversa obra de infraestrutura dos governos Lula e Dilma.

Pai compra tênis à vista para os filhos e é tratado como ladrão
Pai compra tênis à vista para os filhos, é tratado como ladrão e dá uma aula de resistência negra para a PMA abordagem completamente inadequada teve revista corporal, forçou as vítimas a colocar a cara na parede, acusou pai e filhos de ladrões, com policiais gritando no ouvido do pai que ele havia roubado.
O desfecho só não foi mais violento porque a multidão reagiu: pessoas começaram a filmar a abordagem dos policiais e se uniram às vítimas. Só assim os policiais recuaram.

‘Não soube criar o filho’, diz PM a mãe de jovem preso na Paraíba
“A senhora não soube criar seu filho”, disse um policial militar à mãe do jovem preso suspeito de assaltar um coletivo e tentar fugir levando celulares dos passageiros no bairro José Américo, em João Pessoa, na noite de quarta-feira (3). O comentário foi feito pelo policial na 4ª Delegacia Distrital, no Geisel, onde a ocorrência foi registrada ao ver a mãe desconsolada com a prisão do filho. “Ele faz isso porque a senhora dá cobertura a ele”, completou o PM.

A realidade dos caminhoneiros no Brasil – UNICAM
Com a pergunta “Você recomendaria a profissão de caminhoneiro a um filho seu?” A União Nacional dos Caminhoneiros – UNICAM entrevistou vários desses profissionais que denunciaram as condições precárias para o trabalho, baixos salários, falta de estrutura dentre outras problemáticas que foram assimiladas por um dos entrevistados como ‘trabalho escravo’.

Mulheres Invisíveis
Documentário que mostra a falta de reconhecimento do trabalho da mulher. O desmerecimento do trabalho doméstico, por apenas não ter cifra no sistema capitalista, a diferença salarial entre os sexos desempenhando a mesma função, a dupla jornada de trabalho das mulheres mostram como ainda a sociedade brasileira ainda está longe de ser igualitária.

Mulheres ainda ganham salários inferiores aos dos homens
Com a deputada Inês Pandeló, o gerente de Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE e a diretora nacional da Central Única dos Trabalhadores Lúcia Reis. Estatísticas do IBGE mostram que as mulheres recebem menos que os homens ainda hoje, além de possuírem uma dupla jornada de trabalho.

Vídeo mostra trabalho em linha de produção da Apple na China
O jornalista Bill Weir, da rede americana de televisão ABC, teve acesso exclusivo à empresa chinesa administrada pela Foxconn, uma das maiores fornecedoras da gigante do mundo da informática Apple. Os trabalhadores são obrigados a morar em dormitórios com outras sete pessoas. Eles fazem exatamente a mesma função na fábrica seis dias por semana e recebem baixos salários.

Professor Nilo Batista fala sobre protestos, violência policial e prisões políticas
Entrevista com Nilo Batista, presidente e fundador do Instituto Carioca de Criminologia de Santa Tereza, sobre o Estado de exceção imposto pelo Estado reacionário, a violência da polícia e a suposta interferência da chefe de polícia Martha Rocha na autonomia técnica e liberdade de decisão dos delegados.

Entrevista roda viva – Violência policial
Entrevista com o Tenente Coronel Antonio Carlos C. Blanco, da polícia militar do Rio de Janeiro e o cineasta José Padilha (produtor do filme Tropa de Elite) sobre violência policial.

Policial desabafa após colega ser baleado
Após a morte de mais dois policiais militares em Fortaleza, o sargento Mardônio, da Força Tática de Apoio (FTA), criticou as falhas nas leis e pede apoio do Comando da PM e do Governo.

Estresse no ambiente de trabalho – Entrevista com o psicólogo de orientação psicanalítica Willian Mac-Cormick
O psicólogo Willian Mac-Cormick comenta sobre o estresse no trabalho como uma inadequação do local de trabalho, do porque as pessoas se colocam nessa situação e o que isso pode acarretar no dia -a-dia e na saúde.

A Selva (Upton Sinclair)
“A Selva” é um livro-denúncia escrito por Upton Sinclar, publicado originalmente em 1906. O livro trata da exploração dos trabalhadores pelos trustes dos alimentos enlatados de Chicago. O autor narra, com detalhes, as selvagens condições vividas por uma família de imigrantes, onde os homens adoeciam por excesso de trabalho estafante; as mulheres se prostituíam e os filhos morriam em acidentes nas fábricas.

Carne e Osso
Mostra a realidade do trabalho em um frigorífico no Brasil. O estresse do trabalho devido ao excesso de jornada de trabalho e as tarefas repetitivas são as principais causas dos acidentes nesse ambiente de trabalho, além da grande exigência para atingir metas diárias de produção.

Abusos trabalhistas em fábricas na China
Investigadores independentes descobriram abusos durante uma auditoria em três fábricas chinesas da Foxconn, uma das principais fornecedoras da Apple. Uma defensora dos direitos trabalhistas de Hong Kong diz que a Apple tenta limpar sua reputação, mas foram documentadas práticas questionáveis em várias fábricas chinesas da Foxconn, tais como a jornada excessiva e o emprego de jovens em período escolar.

The Truth of the Apple iPad Behind Foxconn’s Lies
18 trabalhadores da Foxconn cometem suicídio em 2010, apenas 3 sobrevivem. Jovens são recrutados com a perspectiva de ganhos e benefícios e são alojados como trabalhadores escravos e trabalham em fábrica com condições insalubres.

Violência Policial e Direitos Humanos
Entrevista com Maíra Zapater, especialista em Direito Penal e Direitos Humanos, ela sobre violência policial e direitos humanos.

Entrevista com a socióloga e pesquisadora da UERJ, Lia de Mattos Rocha – Repórter Rio
A socióloga e pesquisadora da UERJ, Lia de Mattos Rocha comenta o tema violência policial e as consequências que pode provocar no relacionamento entre a polícia e as comunidades que vão receber novas UPPS.

Governo de SP aceita ajuda do Governo Federal para conter a violência
Entrevista a Maíra Zapater , especialista em direito penal.O aumento da criminalidade urbana e da violência policial são os temas abordados, assim como o pedido de ajuda do Governo de São Paulo ao Governo Federal para conter o aumento da violência.

Estresse e Saúde Mental no Trabalho
A psiquiatra Silvia Rodrigues Martins fala sobre como o trabalho pode ser uma fonte de prazer ou de sofrimento e se for de sofrimento acaba por gerar estresse, prejudicando a saúde mental do trabalhador.

Estresse no trabalho, com Ana Cristina Limongi-França
A professora e doutora Ana Cristina Limongi-França explica como o estresse está relacionado como poder da chefia direta sobre o trabalhador, que é intimamente ligado ao estresse dos subordinados.

Estresse no ambiente de trabalho – Entrevista com o Psicólogo W Willian Mac-Cormick
Entrevista com o Psicólogo de orientação psicanalítica Willian Mac-Cormick acerca do estresse no ambiente de trabalho, suas causas e como tratar o estresse.

O Lado Negro do Chocolate
Documentário sobre a extração do cacau, sobre o trabalho escravo e o tráfico de crianças que advém da extração desse produto nas regiões pobres da África.

Entrevista sobre assédio moral no trabalho
O advogado Gabriel Guedes Cabete fala sobre assédio moral no trabalho no programa Sabor de Vida, suas características e como está presente no ambiente do trabalho

Assédio moral no trabalho
Entrevista com a Dra. Elizabeth Zamerul, médica psiquiatra, consultora organizacional e especialista em relações organizacionais. Ela fala sobre o assédio moral nas organizações tema que tem preocupado os administradores, a área de Recursos Humanos e outros profissionais.

Programa discute desocupação do Pinheirinho
1.704 famílias que viviam no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), foram desalojadas para devolver a área ao empresário Naji Nahas. Há denúncias de violência policial no processo de desocupação. Para debater o assunto, Paulo Henrique Amorim recebe Wagner Balieiro, vereador do PT na cidade, e o cientista político Aldo Fornazieri.

FILME 100 MIL – RJ. Protesto no Rio de Janeiro
Filme sobre os manifestos ocorridos no Rio de Janeiro, devido ao aumento da passagem e a violência da policia para com os manifestantes.

A cracolândia e o estado higienista – a violência legitimada
Documentário sobre as ações higienistas do governo do estado de São Paulo na região da Cracolândia, caracterizadas principalmente pela intervenção abusiva da polícia.

Fenaj condena violência policial contra profissionais da mídia
A Federação Nacional dos Jornalistas crítica a atuação da policia para com a mídia.

Estresse no trabalho é tema do DF acontece
O psicólogo Vítor Barros em entrevista ao DF acontece fala sobre o estresse benéfico e maléfico no trabalho e como evita-lo, além de maneiras de tratamento e como a empresa trata esse problema.

Hospital Doente
Documentário sobre a pressão no ambiente hospitalar, o estresse de atendimentos excessivos, as condições de trabalho e saúde dos profissionais da saúde.

Saúde ocupacional e segurança no trabalho
A importância da saúde ocupacional nas pequenas e micro empresas, entrevista com o Dr. Itamar Andreatta é Médico Ortopedista e Traumatologista.

Assédio Moral, bullying, mobbing no trabalho
Entrevista com João Batista Ferreira, professor de psicologia social (UFRJ) e Doutor em psicologia social e do trabalho (UnB).

Assédio moral é tema de entrevista com a juíza Valdete Souto Severo
Em entrevista, a juíza Valdete Souto Severo fala sobre o assédio moral e as características do assédio nos julgamentos destes tipos de caso.

Ministra Maria Cristina Peduzzi fala sobre Assédio Moral
Entrevista com a vice-presidente, Min. Maria Cristina Peduzzi.
Esclarece sobre as características da agressão, além de prolongada é dolosa.

MÃES / MOTHERS – efeitos psicológicos da violência policial nas famílias
Documentário sobre os efeitos psicológicos da violência policial nas famílias. Relatos de mães que perderam seus filhos e parentes devido à violência policial e buscam justiça.

Mensalão e o império da corrupção no Brasil
Documentário sobre um século de roubalheira e falcatruas cometidas por políticos que ficaram impunes e prejudicaram o Brasil e seu povo. Participação especial do Ex- Presidente Do Supremo Tribunal Federal.

Jader, O Reflexo de Um País Corrompido
Filme que mostra a trajetória política Brasileira e seus abusos de poder devido a corrupção generalizada que assola o país.

Vida no Trabalho – Saúde e Trabalho
Entrevista com Jackson Sampaio, médico-psiquiatra e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) , aborda o tema saúde e trabalho com ênfase no aspecto da saúde mental do trabalhador.

Doenças do trabalho
Ms. Ana Paula Canonici, fisioterapeuta e o ergonomista Marcos Domaneschi falam sobre as doenças relacionadas ao trabalho, as doenças metais como depressão, angústia, etc

Síndrome de Burnout
Na entrevista com a psicóloga Claudete de Morais ela atenta para a síndrome de Burnout, muito recorrente atualmente devido a cobrança e o excesso de trabalho, as principais causas, sintomas e como se pode evita-la para voltar a rotina de trabalho normal.

Assédio Moral
Entrevista sobre Assédio Moral com profissionais da Psicologia do Trabalho e Direito do Trabalho Carlos Carrusca e Carlos Schirmer. O assédio moral sob o ponto de vista da psicologia e do direito.

Dr José Lúcio Glomb fala sobre Assédio Moral na RPC
Entrevista com o Advogado e presidente da comissão dos direitos do trabalho da OAB, José Lúcio Glomb sobre o assédio moral.

Assédio e dano moral dentro das empresas – Emprego & Renda
Entrevista com Andrea Vasconsellos, advogada trabalhista e professora de direito do trabalho. Ela fala sobre a diferença entre dano moral e assédio moral.

Assédio Moral – Programa Justiça do Trabalho em Foco 31
Entrevistada com Margarida Barreto, especialista em Medicina do Trabalho sobre assédio moral.

Documentário – Os Limites da Corrupção – Jucuruçu/BA
Documentário que mostra o impacto da corrupção do poder público o desvio de dinheiro público sobre as pessoas humildes que dependem dessa ajuda para sobreviverem e terem melhores oportunidades.

Entenda a corrupção no Brasil
Debate da TV Folha sobre como o Brasil perde, todos os anos, R$ 6 bilhões de reais.

Ficha Limpa – Uma História de Combate à Corrupção
Vídeo-documentário que conta a luta de mais de 1,5 milhão de pessoas na campanha da Lei da Ficha Limpa.

Sindrome de Burnout (1)
Entrevista com a psicóloga Lívia Borges sobre Síndrome de Burnout, esgotamento profissional, estresse no trabalho, maneiras de prevenção e tratamento- DF Acontece 06-10-2010.

Síndrome de Burnout (2)
Entrevista com a musicoterapeuta Marlucia Alexandre sobre a síndrome de burnout, ela fala quais os profissionais que são vítimas do distúrbio, como ele surge e os sintomas desse transtorno no dia-a-dia dessas pessoas.

Burnout – Entrevista Canal Futura /Gisele Levy
A pesquisadora da UFRJ, Gisele Levy fala sobre sua pesquisa sobre a síndrome de Burnout nos profissionais de educação do estado de São Paulo.

Esquema de corrupção desvia dinheiro de remédios para a população.
Vídeo que mostra uma operação indicia mais de 60 pessoas em 29 cidades por fraude. A investigação tem como objetivo desfazer a rede que desviava recursos federais de remédios para a população, a “Farmácia Básica’’.

Médicos e dentistas recebem salários públicos e não vão trabalhar.
Em grandes hospitais da capital paulista e na cidade de Sorocaba, profissionais de saúde participam de um esquema para não trabalhar e ainda assim receber salário. A fraude já chega a R$ 2 milhões.

Veja flagrantes de crimes e corrupção envolvendo políticos no Brasil
Casos de corrupção em órgãos públicos de pequenas cidades, onde a impunidade prevalece.

Documentário – Assédio Moral
Documentário com o tema Assédio Moral. Produzido pelos alunos de Rádio e TV do 3 ano de 2009 das Faculdades Oswaldo Cruz.

Elysmeire – Relato sobre dor crônica e assédio Moral
Elysmeire da Silva de O. Pessoa, acometida de LER/DORT e assédio moral relata seu caso ao Sindicato dos Bancários de Rondônia.

Repórter Justiça – Violência Verbal e Física
Matéria sobre opressão social. Duas das maiores formas de opressão exercidas e sofridas por pessoas contra pessoas são: o assédio moral e o bullying com a participação da psicóloga Carmen Cavalcanti.

Teorias da corrupção 1-4
Especialistas discutem teses sobre a corrupção: Marcos Otavio Bezerra, doutor em Antropologia Social, Marisa Pignataro, mestra em Letras e fez extensão na UFMG sobre concepções de democracia e sua influência na constituição do Estado, Fernando Lattman-Weltman, mestre em Sociologia e doutorado em Ciência Política e Jeremias Ferraz Lima, doutor em Psicanálise.

Teorias da corrupção 2-4
Especialistas discutes teses sobre a corrupção: Marcos Otavio Bezerra, doutor em Antropologia Social, Marisa Pignataro, mestra em Letras e fez extensão na UFMG sobre concepções de democracia e sua influência na constituição do Estado, Fernando Lattman-Weltman, mestre em Sociologia e doutorado em Ciência Política e Jeremias Ferraz Lima, doutor em Psicanálise.

Teorias da corrupção 3-4
Especialistas discutes teses sobre a corrupção: Marcos Otavio Bezerra, doutor em Antropologia Social, Marisa Pignataro, mestra em Letras e fez extensão na UFMG sobre concepções de democracia e sua influência na constituição do Estado, Fernando Lattman-Weltman, mestre em Sociologia e doutorado em Ciência Política e Jeremias Ferraz Lima, doutor em Psicanálise.

Teorias da corrupção 4-4
Especialistas discutes teses sobre a corrupção: Marcos Otavio Bezerra, doutor em Antropologia Social, Marisa Pignataro, mestra em Letras e fez extensão na UFMG sobre concepções de democracia e sua influência na constituição do Estado, Fernando Lattman-Weltman, mestre em Sociologia e doutorado em Ciência Política e Jeremias Ferraz Lima, doutor em Psicanálise.

El Sindrome Burnout
Relato de profissionais de saúde da maternidade da província de Cordoba, na Argentina sobre o estresse diário enfrentado por eles.

Professores estressados na sala de aula – Stress – Síndrome de Burnout
Matéria sobre dois casos reais da síndrome de burnout em profissionais de educação em sala de aula.

Professora adoece com sintomas da síndrome de burnout
Professora de uma creche no Recife adoece com sintomas da síndrome de burnout após lecionar por 7 meses em creches municipais.

Bloco 1/3 – JT – Policial militar: o trabalhador mais estressado do Brasil
Em entrevista a Darlan Novaes de Queiroz, psicólogo e capitão da Polícia Militar de Santa Catarina, ele fala o que está acontecendo com a saúde do policial militar, que devido ao risco da profissão, vive constantemente sob pressão e estresse. E segundo a pesquisa da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse essa profissão é uma das mais estressantes do país.

Bloco 2/3 – JT – Policial militar: o trabalhador mais estressado do Brasil
Em entrevista a Darlan Novaes de Queiroz, psicólogo e capitão da Polícia Militar de Santa Catarina, ele fala o que está acontecendo com a saúde do policial militar, que devido ao risco da profissão, vive constantemente sob pressão e estresse. E segundo a pesquisa da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse essa profissão é uma das mais estressantes do país.

Bloco 3/3 – JT – Policial militar: o trabalhador mais estressado do Brasil
Em entrevista a Darlan Novaes de Queiroz, psicólogo e capitão da Polícia Militar de Santa Catarina, ele fala o que está acontecendo com a saúde do policial militar, que devido ao risco da profissão, vive constantemente sob pressão e estresse. E segundo a pesquisa da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse essa profissão é uma das mais estressantes do país.

Conheça a síndrome do burnout, seus sintomas e como tratá-la
A psicóloga e pesquisadora na área de Burnout e estresse, Ana Maria Teresa Benevides-Pereira, fala sobre o que vem a ser a síndrome, os sintomas, as causas e como tratá-la.

Bloco 1/3 – JT – Síndrome de Burnout
O psicólogo Roberto Cruz, professor-doutor e pesquisador do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina fala sobre a síndrome de bornout, que em 2009 representou a terceira maior causa de afastamentos do trabalho no Brasil, de acordo com o INSS.

Bloco 2/3 – JT – Síndrome de Burnout
O psicólogo Roberto Cruz, professor-doutor e pesquisador do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina fala sobre a síndrome de bornout, que em 2009 representou a terceira maior causa de afastamentos do trabalho no Brasil, de acordo com o INSS.

Bloco 3/3 – JT – Síndrome de Burnout
O psicólogo Roberto Cruz, professor-doutor e pesquisador do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina fala sobre a síndrome de burnout, que em 2009 representou a terceira maior causa de afastamentos do trabalho no Brasil, de acordo com o INSS

Estresse e Síndrome de Burnout com Andrea Bandeira
A psicóloga Andrea Bandeira fala no programa Dois pontos sobre a importância da avaliação dos níveis de estresse no dia-a-dia.

Precarização do Trabalho
O programa De Fato e de Direito debate a precarização das relações de trabalho e tentativas de retirada de direitos trabalhistas. Participação do juiz do Trabalho Lúcio Flávio Apoliano Ribeiro e do advogado trabalhista José Lúcio de Souza.

Precarização do Trabalho – Parte 2
O programa De Fato e de Direito debate a precarização das relações de trabalho e tentativas de retirada de direitos trabalhistas. Participação do juiz do Trabalho Lúcio Flávio Apoliano Ribeiro e do advogado trabalhista José Lúcio de Souza.

Trabalho Precário – Caso Menina Design Group
Reportagem da RTP baseada no site “Ganhem Vergonha”, em que é denunciado um caso de trabalho precário praticado pela empresa Menina Design Group, empresa que acumula denúncias de trabalho sob pressão, jornadas de trabalho excessivas e exploração da mão de obra barata de estagiários.

Operários da construção civil denunciam péssimas condições de trabalho
Reportagem sobre as péssimas condições de trabalho dos operários da construção em civil em Suzano, São Paulo. A falta de alojamento adequado para locomoção entre os canteiros, má condição dos alojamentos são alguns dos problemas denunciados.

Bombeiros do Ceará denunciam péssimas condições de trabalho
A falta de equipamentos para os bombeiros no Ceará impedem o atendimento a mais de duas ocorrências ao mesmo tempo.

Documentário mostra o cotidiano e condições de trabalho de cortadores de cana
Exploração dos cortadores dos cortadores de cana de açúcar e precarização saúde do trabalhador.

Minas de carvão: a vida no subsolo – JM2 – Bloco 1/3
O trabalho em minas de carvão em Criciúma – Santa Catarina. O documentário mostra as condições insalubres em que o trabalhador é exposto: umidade, elementos tóxicos prejudiciais à saúde e ao perigo constante na exploração de minas de carvão.

Minas de carvão: a vida no subsolo – JM2 – Bloco 2/3
O trabalho em minas de carvão em Criciúma – Santa Catarina. O documentário mostra as condições insalubres em que o trabalhador é exposto: umidade, elementos tóxicos prejudiciais à saúde e ao perigo constante na exploração de minas de carvão. Segunda parte do documentário.

Minas de carvão: a vida no subsolo – JM2 – Bloco 3/3
O trabalho em minas de carvão em Criciúma – Santa Catarina. O documentário mostra as condições insalubres em que o trabalhador é exposto: umidade, elementos tóxicos prejudiciais à saúde e ao perigo constante na exploração de minas de carvão. Segunda parte do documentário.

Alto índice de doenças relacionadas ao trabalho em frigoríficos preocupa setor – CNTA
O aumento das doenças relacionadas ao trabalho em frigoríficos preocupa autoridades, assim reformulando uma norma regulamentadora para o setor que propõe o descanso entre certo período de trabalho.

Série Especial Acidente de Trabalho – frigorífico
Os profissionais que trabalham em frigoríficos estão em contato com substâncias insalubres, trabalham com facas e diversos tipos de máquinas perigosas, que sem a utilização de equipamentos adequados e períodos de descanso para se manterem atentos pode causar acidentes no trabalho.

Série Especial Acidente de Trabalho – Construção Civil
Os riscos que os construtores civis correm ao não utilizarem os equipamentos adequadamente, ocasionando acidentes no trabalho.

Série Especial Acidente de Trabalho – Transporte
O setor de transporte rodoviário tem uma alta taxa de acidentes no trabalho, foram cerca de 16.824 mil acidentes em 2011, devido aos riscos a que estão expostos, esses trabalhadores são os que mais sofrem acidentes enquanto estão trabalhando.

Nome do vídeo: Prevenção de acidentes e doenças do trabalho
Debate sobre políticas de prevenção de acidentes, com Remigio Todeschini, diretor Nacional de Saúde Ocupacional do Ministério da Previdência Social e Sylvia Yano, especialista em Segurança e Saúde e em Negócios Sociais do SESI – Serviço Social da Indústria.

Tensão no trabalho e doenças do coração – Bloco 1/3 – JT
Entrevista com o médico- cardiologista Harry Correa Filho, diretor do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina e diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Santa Catarina sobre o estresse, que pode gerar doenças cardíacas.

Doenças do trabalho
Entrevista com os fisioterapeutas Meudo Filho e Jorge Brandão, sobre doenças do trabalho, suas ferramentas de tratamento e prevenção.

Assédio Moral, bullying, mobbing no trabalho – João                Entrevista com o Professor de psicologia social (UFRJ). Doutor em psicologia social e do trabalho (UnB). Ele fala sobre violência e assédio moral.

Artigo 5º – Assédio moral
O juiz Renato Sant´Anna, presidente da Anamatra, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e o advogado trabalhista Rafael Oliveira falam discute o que fazer em casos de assédio moral no ambiente de trabalho e como se proteger.

Assédio Moral no Serviço Público – PARTE 1
Palestra com o psicólogo Arthur Lobato que discorreu sobre o assédio moral no serviço público e sua perspectiva após o movimento paredista.

Assédio Moral no Serviço Público – PARTE 2
Palestra com o psicólogo Arthur Lobato que discorreu sobre o assédio moral no serviço público e sua perspectiva após o movimento paredista.

Desmitificando o Assédio Moral no Ambiente de Trabalho
A palestra com Jorge Luiz de Oliveira da Silva, Juiz-Auditor da Justiça Militar da União; Mestre em Direito Público e Evolução Social e autor dos livros “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho” e “Estudos Criminológicos sobre a Violência Psicológica” tem por objetivo abordar temas de projeção recente, em relação ao assédio moral no ambiente de trabalho.

Repórter Justiça – Assédio moral – TV Justiça (1/3)
O advogado trabalhista Gilberto Hoerlle e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cristina Peduzzi explicam detalhes sobre o assédio moral praticado em locais de trabalho. As três classificações do assédio moral e as práticas mais comuns nas relações de trabalho também são mostradas. E a historiadora Andréia de Souza conta a experiência de assédio que sofreu no emprego.

Academia – Processo judicial no combate à corrupção
Debate sobre a dissertação: “Direito e Corrupção: Um Estudo sobre a Eficácia do Processo Judicial no Combate à Corrupção”. O professor Carlos Higino Ribeiro de Alencar apresenta seu estudo e o tema é debatido pelo doutor em Direito Constitucional Augusto Aras e o mestrando em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, em Portugal, Vinicius de Carvalho Madeira.

Corrupção custa ao país pelo menos R$ 50,8 bilhões por ano
Estudo feito pela FIESP mostra que a corrupção consome mais de R$ 50 bilhões de reais dos cofres públicos no Brasil, deixando nosso povo com menos educação, menos saúde, menos saneamento básico, menos qualidade de vida.

Controle social e a corrupção na administração pública
A Controladoria Geral da União, em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda, tem realizado, ao longo do ano, palestras em todo o Estado, sobre controle social. O auditor da Controladoria Geral da União, Welliton Resende explica como a população pode identificar sinais de corrupção na administração pública.

O assédio moral no trabalho, com Ana Cristina Limongi-França.
Professora Doutora Ana Cristina Limongi-França discorre sobre os sentimentos que permeiam as relações de trabalho, aborda casos de assédio moral e sua relação com as estruturas de poder.

Aparecido Inácio/ Assédio moral no trabalho
Entrevista com o advogado trabalhista Aparecido Inácio, autor do livro “Assédio Moral no Mundo do Trabalho”, ele fala sobre o a expansão do assédio moral no universo do trabalho no Brasil.

ABCD em Revista: Assédio Moral
O programa ABCD em Revista – Assédio Moral: a dor silenciosa no trabalho, revela histórias de pessoas que sofreram o assédio em seu trabalho, e entrevista especialistas de diferentes áreas sobre essa prática que degrada a vida corporativa.

A Corporação
Documentário baseado no livro The Corporation compõe um painel com dezenas de entrevistas de jornalistas, acadêmicos, executivos e escritores traçando um retrato das corporações e o resultado de suas ações nas sociedades onde atuam.O documentário procura mostrar como as grandes corporações , em sua maioria, funcionam de acordo com regras e motivações que muitas vezes não levam em conta danos causados a pessoas e à sociedade de um modo geral.

Discriminação no Trabalho – Entrevista com Procurador do Estado
Entrevista com o Procurador do Estado Dr. José Ângelo Remédio Jr. sobre aspectos legais da discriminação no processo de seleção no trabalho.

Reportagem sobre discriminação da mulher negra no mercado de trabalho
Reportagem sobre discriminação da mulher negra no mercado de trabalho, com a participação da procuradora do Trabalho Márcia Medeiros de Farias.

Via Legal – Homofobia no trabalho
Vítimas de discriminação até no ambiente de trabalho, muitos homossexuais preferem levar vida dupla a assumir a orientação sexual. A advogada Sylvia Mendonça do Amaral fala sobre os direitos dos homossexuais no ambiente de trabalho.

Mulheres ainda sofrem discriminação no mercado de trabalho
Entrevista a Tatau Godinho, subsecretária de Planejamento e Gestão Interna da SPM, (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República). Ela fala das desigualdades salariais e de cargos entre homens e mulheres durante o evento em que houve a assinatura de um Termo de Compromisso com 85 empresas que aderiram ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Esquadrões da morte
Um relato sobre grupos de extermínio que aterrorizaram a região do brejo paraibano na década de 80 do século XX. Polícia, justiça, igreja e imprensa num labirinto de informações e sangue derramado.

(A.H.F) Você também pode dar um presunto legal
Documentário sobre a ditadura civil-militar implantada com o golpe de 1964 e a ação do Esquadrão da Morte.
http://www.youtube.com/watch?v=RE8UvCUFGAk

A Guerra Contra a Democracia 1/9
Documentário que mostra a realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios – financiados e treinados pela CIA.

A Guerra Contra a Democracia 2/9
Sinopse: Documentário que mostra a realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios – financiados e treinados pela CIA.

A Guerra Contra a Democracia 3/9
Documentário que mostra a realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios – financiados e treinados pela CIA.

A Guerra Contra a Democracia 4/9
Documentário que mostra a realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios – financiados e treinados pela CIA.

A guerra Contra a Democracia 5/9
Documentário que mostra a realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios – financiados e treinados pela CIA.

A guerra Contra a Democracia 6/9
Documentário que mostra a realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios – financiados e treinados pela CIA.

A Guerra Contra a Democracia 7/9
Documentário que mostra a realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios – financiados e treinados pela CIA.

A Guerra Contra a Democracia 8/9
Documentário que mostra a realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios – financiados e treinados pela CIA.

A Guerra Contra a Democracia 9/9
Documentário que mostra a realidade planejada pelos EUA para quase todos os países latino-americanos. Golpes, assassinatos, grupos de extermínio, torturas, genocídios – financiados e treinados pela CIA.

Ponto de encontro – Desigualdade de Gênero
Mesmo com os avanços nos últimos anos, as mulheres continuam em desvantagem de direitos na sociedade atual. A desigualdade e de gêneros é o tema debatido pelos entrevistados Prof. Tiago Duque, professor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC- Campinas e Erika Pignataro Massaro, Consultora e Master Coaching no programa Ponto de Encontro.

Entrevista sobre participação da mulher negra no mercado de trabalho
Entrevista à procuradora do Trabalho Márcia Medeiros de Faria sobre a participação da mulher negra no mercado de trabalho.

Bloco 1/3 – JT – Discriminação no ambiente de trabalho
A Entrevistada Maria de Lourdes Leiria, juíza do TRT/SC e professora com título de especialista em Direito do Trabalho fala sobre os vários tipos de discriminação no ambiente do trabalho e como a identificar.

Bloco 2/3 – JT – Discriminação no ambiente de trabalho
A Entrevistada Maria de Lourdes Leiria, juíza do TRT/SC e professora com título de especialista em Direito do Trabalho fala sobre os vários tipos de discriminação no ambiente do trabalho e como a identificar.

Bloco 3/3 – JT – Discriminação no ambiente de trabalho
A Entrevistada Maria de Lourdes Leiria, juíza do TRT/SC e professora com título de especialista em Direito do Trabalho fala sobre os vários tipos de discriminação no ambiente do trabalho e como a identificar.

 Escuta mostra PM de grupo de extermínio comentando tortura a traficante, afirma a polícia
Áudio de escuta telefônica que faz parte de investigação contra grupos de extermínio em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Tribunal do crime PCC justiça paralela
O Tribunal paralelo, o PCC, julga casos que cabem à justiça. Esses julgamentos são feitos por facções criminosas que tomam o controle na falta da intervenção ou demora do poder judiciário e exercem controle por meio da violência e ameaças. O Vídeo mostra um julgamento feito a partir de conversas telefônicas.

Gravações revelam esquema de bandidos para matar policiais de São Paulo
Segundo investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e da Polícia Civil paulista, uma ordem enviada para bandidos em agosto por telefone está diretamente relacionada à onda de violência que assola São Paulo. Os criminosos dão até prazo para a execução dos policiais.

PCC troca dívidas por execução de policiais
Crimes desvendados mostram como o PCC organiza os ataques, os bandidos tem um dia para realizar a execução de policiais. Em troca da execução eles recebem perdão de dívidas.

Auchwitz 2006
Documentário recorda crimes nazistas no campo de Auschwitz
Os horrores cometidos no campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, entre os anos de 1940 e 1945.

Instituto Búzios – Fórum de Combate a Discriminação no Mercado de Trabalho
Na semana da Consciência Negra, estudantes, professores e instituições empenhadas em combater o racismo fizeram uma marcha pública no dia 17 de novembro, na Av. Sete de Setembro em Salvador.

Preconceito sexual no ambiente de trabalho
Em entrevista à Juíza Dorotéia Azevedo, ela fala sobre o preconceito sexual no ambiente de trabalho e o que configura esse tipo de preconceito.

Preconceito racial no mercado de trabalho
Reportagem com a juíza do trabalho Viviane Leite, do TRT da Bahia sobre o preconceito racial existente no mercado de trabalho atual, além de outros tipos de discriminação no ambiente trabalhista.

Mulher Negra no mercado de trabalho
O programa Reconhecer faz uma discussão sobre o mercado de trabalho e em como a sociedade percebe e aceita a mulher negra neste contexto social.

Homossexuais sofrem preconceito no mercado de trabalho
O Dr. William de Oliveira, do Reis Advogados, fala sobre o preconceito contra homossexuais no mercado de trabalho.

Combate ao racismo no local de trabalho e na sociedade
O Sindicato dos Químicos de São Paulo realiza encontro étnico-racial para discutir como combater o racismo no local de trabalho e na sociedade.

Secretária de Combate ao Racismo da CUT fala sobre a discriminação racial
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou uma pesquisa que mostra a persistência da desigualdade racial no mercado de trabalho. Maria Júlia Nogueira, Secretária de Combate ao Racismo da CUT, discute o tema em entrevista ao Seu Jornal.

Empresa é condenada por prática racista que perdurou por oito anos
Um empregado da empresa Santa Rita Indústria de Auto Peças Ltda., de Blumenau (SC) que sofreu humilhações e discriminação de caráter racial dentro do ambiente de trabalho praticadas por seu superior hierárquico e colegas receberá indenização de R$ 20 mil por danos morais.

Empresa é condenada a indenizar funcionário por discriminação racial
Ministros do TST condenam empresa de segurança do Paraná a indenizar funcionário por danos morais ao ser discriminado pela cor da sua pele.

Empresas que colocam metas inatingíveis podem ser processadas por danos morais
As metas organizacionais estão sendo colocadas nas empresas como uma atividade “fim” e não como um “meio” de atingir o objetivo, entrevista com o consultor e colunista Denis Olivio.

Enfermeiros do Recife acusam policiais do GATI de abuso de autoridade
Enfermeiros que participaram de um protesto pacífico, na Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, acusam policiais do Grupo de Ações Táticas Itinerantes (Gati) de abuso de autoridade.

A Guerra do Tráfico no Rio
Documentário que mostra a realidade da guerra do tráfico de drogas no Rio de Janeiro: De um lado a polícia, do outro, traficantes fortemente armados e prontos para morrer em combate.

Holocausto – Execução do Mal
Documentário sobre a evolução do Holocausto. Mostra arquivos da Europa Oriental, do Museu do Holocausto em Washington e dos laboratórios de restauração do museu Yad Vashem em Israel, para contar as histórias de perseguição, roubo e morte, além de relatos de sobreviventes e a dura realidade que tiveram que viver.

Sobrevivente do Holocausto em depoimento completamente diferente e eletrizante
Sobrevivente do Holocausto e filho único, Michel Dymetman, que morava na Bélgica, conta a sua história, sua criativa e inteligente fuga – junto com o seu pai – pela França.

Campos de Concentração Nazistas
Documentário que mostra imagens dos campos de concentração nazistas, narrado por oficiais americanos que serviram na época.

Amiga de infância de Anne Frank conta sobre sua estadia no Campo de Concentração
Nanette Blitz Konig, que foi colega de aula de Anne Frank, relata suas memórias do campo de concentração em que esteve com Anne Frank.

Nunca vou perdoar os nazistas’, diz a sobrevivente do Holocausto Eva Schloss
Uma mulher de 81 anos encontra disposição para fazer uma campanha permanente contra a intolerância: Eva Schloss foi capturada pela temida Gestapo, Austríaca, ela passou por vários esconderijos na Holanda. Viveu dois anos num sótão. Levada no Trem da Morte para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, onde caiu nas mãos do Dr. Joseph Mengele.

Conheça a história do campo de concentração soviético Gulag
Na entrevista Anne Applebaum fala do livro GULAG – Uma História dos Campos de Prisioneiros Soviéticos, ganhador do Prêmio Pulitzer 2004 Não-Ficção.

Cidade de latas. O país da Copa tem campos de concentração para os excluídos
Em virtude da Copa do Mundo, a Cidade do Cabo implantou uma política de ‘limpeza social’ para deixar pessoas ‘indesejadas’ — como moradores de rua, pobres e aidéticos — longe dos olhos dos turistas.

Livros 63: Holocausto Brasileiro – Daniela Arbex
Sinopse: Entrevista com a jornalista Daniela Arbex sobre o livro-reportagem em que ela descreve a vida dos internos no hospício da cidade de Barbacena, em Minas Gerais, conhecido como Colônia.

Sobreviventes do Holocausto 1/4
Documentário que mistura relatos pessoais sobre o que aconteceu antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Sobreviventes do Holocausto 2/4
Documentário que mistura relatos pessoais sobre o que aconteceu antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Sobreviventes do Holocausto 3/4
Documentário que mistura relatos pessoais sobre o que aconteceu antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Sobreviventes do Holocausto 4/4
Documentário que mistura relatos pessoais sobre o que aconteceu antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Masanjia – Ocidente Necessita Saber Mais Sobre Campo de Concentração
O sistema de campos de trabalho na China é controverso. A polícia pode enviar as pessoas para esses locais, por até quatro anos, sem que elas tenham sido submetidas a julgamento.

Campo de Concentração para Japoneses – Califórnia EUA – Manzanar
Campo de concentração para japoneses em 1942, localizado na Califórnia -Estados Unidos da América, o nome do campo: Manzanar.

GANGUES DE BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL – Parte 1
Documentário sobre as gangues do Distrito Federal, em Brasília. Gangues que surgiram como grupos de pichadores e que vão adentrando o mundo do crime, banalizando a violência.

GANGUES DE BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL – Parte 2
Documentário sobre as gangues do Distrito Federal, em Brasília. Gangues que surgiram como grupos de pichadores e que vão adentrando o mundo do crime, banalizando a violência.

“La Vida Loca” – parte 1 – Um filme de Christian Poveda
“La Vida Loca” trata das “maras”, as gangues que traficam drogas e praticam extorsões em El Salvador. Poucos meses antes de concluir seu documentário, o fotógrafo francês Christian Poveda foi assassinado a tiros em San Salvador.

“La Vida Loca” – parte 2 – Um filme de Christian Poveda
“La Vida Loca” trata das “maras”, as gangues que traficam drogas e praticam extorsões em El Salvador. Poucos meses antes de concluir seu documentário, o fotógrafo francês Christian Poveda foi assassinado a tiros em San Salvador.

“La Vida Loca” – parte 3 – Um filme de Christian Poveda
Sinopse: “La Vida Loca” trata das “maras”, as gangues que traficam drogas e praticam extorsões em El Salvador. Poucos meses antes de concluir seu documentário, o fotógrafo francês Christian Poveda foi assassinado a tiros em San Salvador.

“La Vida Loca” – parte 4 – Um filme de Christian Poveda
“La Vida Loca” trata das “maras”, as gangues que traficam drogas e praticam extorsões em El Salvador. Poucos meses antes de concluir seu documentário, o fotógrafo francês Christian Poveda foi assassinado a tiros em San Salvador.

“La Vida Loca” – parte 5 – Um filme de Christian Poveda
Sinopse: “La Vida Loca” trata das “maras”, as gangues que traficam drogas e praticam extorsões em El Salvador. Poucos meses antes de concluir seu documentário, o fotógrafo francês Christian Poveda foi assassinado a tiros em San Salvador.

“La Vida Loca” – parte 6 – Um filme de Christian Poveda
Sinopse: “La Vida Loca” trata das “maras”, as gangues que traficam drogas e praticam extorsões em El Salvador. Poucos meses antes de concluir seu documentário, o fotógrafo francês Christian Poveda foi assassinado a tiros em San Salvador.

Os Piores Presídios do Brasil 1/5
Sinopse: Documentário que mostra os piores presídios do Brasil. Situações subumanas, falta de espaço e violência são fatos comuns dentro desses presídios precários.

Os Piores Presídios do Brasil 2/5
Documentário que mostra os piores presídios do Brasil. Situações subumanas, falta de espaço e violência são fatos comuns dentro desses presídios precários.
http://www.youtube.com/watch?v=nwFZ7ASTn_w

Os Piores Presídios do Brasil 3/5
Sinopse: Documentário que mostra os piores presídios do Brasil. Situações subumanas, falta de espaço e violência são fatos comuns dentro desses presídios precários.

Os Piores Presídios do Brasil 4/5
Sinopse: Documentário que mostra os piores presídios do Brasil. Situações subumanas, falta de espaço e violência são fatos comuns dentro desses presídios precários.

Os Piores Presídios do Brasil 5/5
Documentário que mostra os piores presídios do Brasil. Situações subumanas, falta de espaço e violência são fatos comuns dentro desses presídios precários.

“O Grito das Prisões”
A repórter Fatima Souza e o cinegrafista Ocimar Costa acompanharam os deputados da CPI do Sistema Carcerário, e mostram de perto como são tratados os presos no Brasil.

Profissão Repórter – O dia da visita em presídios
Documentário que mostra o dia de visitas nos presídios e o esforço das famílias dos presos para visita-los, desde mudar-se de cidade para acompanhar as transferências até mesmo levando pequenas coisas.

Documentário Carandiru
Documentário sobre a casa de detenção Carandiru, que foi desativada e parcialmente demolida em 2002. O sistema carcerário nessa época abrigava cerca de 250.000 homens e aproximadamente metade dessa população de situava detida no estado de São Paulo. A casa de detenção Professor Flamínio Favero, localizada no complexo penitenciário do Carandiru podia ser considerada uma das maiores do mundo, cerca de 175.000 detentos passaram por ela.

O Cárcere e a Rua
Cláudia, presidiária mais antiga e respeitada da Penitenciária Madre Pelletier, deve deixar o cárcere em breve. Assim como Betânia, que vai para o regime semi-aberto, e ao contrário de Daniela, que recém chegou na prisão e aguarda julgamento.

Educação Brasileira 35 – Aprendizagem, a Mente e a Consciência / Educação nos Presídios
No 1º bloco, Ederson Granetto conversa com o professor Júlio César Coelho de Rose, do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, no 2º bloco a pesquisadora Mariângela Graciano, que faz parte da ONG Ação Educativa e do Conselho da Comunidade da Comarca de São Paulo sobre os desafios a serem enfrentados para garantir o direito à educação nos presídios.

Núcleo de Estudos da Violência Organizacional