Temas de Pesquisa

Considerando-se que as causas e consequências da violência são complexas, o Núcleo de Estudos adota como temas potenciais todos aqueles que de alguma forma estão relacionados ao fenômeno da violência nas suas diversas manifestações e consequências sociais. Dentre elas, destacam-se como temáticas de pesquisa:

  • Violência no Trabalho: pesquisas e estudos relacionados à precarização das condições de trabalho, à violência física, psíquica e psicossocial, a situações de risco laboral e suas consequências para a saúde do trabalhador. Podem ser realizadas pesquisas com categorias profissionais, classes ou grupos específicos de trabalhadores em contextos particulares ou amplos de trabalho.
  • Violência nas Organizações: pesquisas e estudos, em todos os tipos de organizações, relacionados às consequências do abuso de poder, ao autoritarismo, à banalização da injustiça, à racionalização do mal, à imposição dos interesses organizacionais de forma arbitrária, à discriminação e preconceito (racismo, homofobia, preconceito de gênero, etc.).
  • Violência Institucional e Corrupção: pesquisas e estudos sobre as práticas de corrupção em instituições públicas e privadas e suas diversas consequências para a sociedade. São focos de análises: a corrupção ativa e passiva, a rede de relacionamento e de favorecimentos criados pela corrupção, as formas de racionalização do mal que a corrupção gera, o processo de institucionalização da corrupção, a corrupção no âmbito dos poderes públicos, etc.

Núcleo de Estudos da Violência Organizacional