Pesquisas diversas

Neste espaço você pode acessar pesquisas concluídas ou em andamento que abordam a violência organizacional, violência no trabalho e violência institucional e corrupção disponíveis na web.

Uso de tabaco, estresse e fatores associados entre trabalhadores de uma universidade pública
Identifica a prevalência de consumo de tabaco e testar sua associação com variáveis sociodemográficas, econômicas, de trabalho e de condições de saúde entre servidores públicos universitários.

Referência: RIBALDO, Ingrid Reny. Uso de tabaco, estresse e fatores associados entre trabalhadores de uma universidade pública. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-19012012-110111/>. Acesso em: 2014-08-25.


Afastamento do trabalho por transtornos mentais e fatores associados: um estudo caso-controle entre trabalhadores segurados da Previdência Social
Avalia os fatores associados às longas ausências ao trabalho por transtornos mentais e comportamentais.

Referência: SILVA JÚNIOR, João Silvestre da. Afastamento do trabalho por transtornos mentais e fatores associados: um estudo caso-controle entre trabalhadores segurados da Previdência Social. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-26102012-134845/>. Acesso em: 2014-08-25.


Representações na mídia impressa sobre o assédio moral no trabalho
No amplo cardápio de situações de violência relacionadas ao trabalho, a violência psicológica ganhou visibilidade e interesse de pesquisadores e estudiosos, dos sindicatos, dos trabalhadores e das empresas.

Referência: GARBIN, Andréia de Conto. Representações na mídia impressa sobre o assédio moral no trabalho. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-21092009-145221/>. Acesso em: 2014-08-25.


Problemas de violência ocupacional em um serviço de urgência hospitalar da cidade de Londrina-Paraná.
Este estudo teve como objetivo caracterizar os problemas de violência ocupacional, detectados pelos trabalhadores das equipes de enfermagem e médica do Serviço de Urgência Hospitalar.

Referência: CEZAR, Eliene Simões. Problemas de violência ocupacional em um serviço de urgência hospitalar da cidade de Londrina-Paraná. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06052005-213359/>. Acesso em: 2014-08-25.


A saúde mental está doente! A Síndrome de Burnout em psicólogos que trabalham em Unidades Básicas de Saúde
O presente trabalho teve como objetivo investigar a razão pela qual os psicólogos das Unidades Básicas de Saúde de um determinado município do Estado de São Paulo estavam adoecendo.

Referência: ARAUJO, Carolina Guimarães. A saúde mental está doente! A Síndrome de Burnout em psicólogos que trabalham em Unidades Básicas de Saúde. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12022009-100157/>. Acesso em: 2014-08-18.


Trabalho docente do enfermeiro e a Síndrome de Burnout: desafios e perspectivas
O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as causas do desgaste profissional do enfermeiro professor, assim como avaliar a síndrome de Burnout em uma amostra de enfermeiros professores do ensino técnico de enfermagem em um Centro Estadual de Educação.

Referência: EBISUI, Cássia Tiêmi Nagasawa. Trabalho docente do enfermeiro e a Síndrome de Burnout: desafios e perspectivas. 2008. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-12012009-155856/>. Acesso em: 2014-08-18.


Violência psicológica e assédio moral no trabalho: percepção e estratégias de enfrentamento de adolescentes trabalhadores
Investiga e discutir as experiências relatadas por jovens aprendizes e estagiários acerca de situações abusivas e de assédio moral ocorridos no trabalho
Referência: TURTE, Samantha Lemos. Violência psicológica e assédio moral no trabalho: percepção e estratégias de enfrentamento de adolescentes trabalhadores. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-29012012-170212/>. Acesso em: 2014-08-11.


Escravidão por dívida do norte do Estado de Tocantins: vidas fora do compasso
O objetivo desta pesquisa é compreender como se organizam as forças produtivas na Amazônia sob a ótica de formas contraditórias de acumulação primitiva do capital que caracterizam a violência no campo por parte dos grandes proprietários de terra em relação ao trabalhador.

Referência: LOPES, A. P. Escravidão por dívida do norte do estado de tocantins: vidas fora do compasso. São Paulo, 2009. Tese (doutorado). – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo.


Salário Mínimo, Desigualdade e Informalidade
O presente trabalho pretende examinar duas questões centrais: uma delas se refere aos efeitos do aumento do salário mínimo sobre a desigualdade salarial e a segunda questão trata a origem do fluxo que aumentou o setor formal do mercado de trabalho.

Referência: KOMATSU, B. K. Salário mínimo, desigualdade e informalidade. São Paulo, 2013. Dissertação (mestrado). – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade de São Paulo.


O crime organizado transnacional e as redes criminosas: Presença e influência nas relações internacionais contemporâneas.
O objetivo do trabalho é compreender como os Estados e os órgãos de segurança articulam-se no combate do crime organizado transnacional.

Referência: CUNHA, G. W. O crime organizado transnacional e as redes criminosas: presença e influência nas relações internacionais contemporâneas. São Paulo, 2009. Tese (doutorado). – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade de São Paulo.


Trabalho análogo ao de escravo rural no Brasil do século XXI: novos
contornos de um antigo problema
O objeto da presente dissertação é o estudo do trabalho análogo ao de escravo rural no Brasil do século XXI. O ensaio tem por objetivo analisar o conceito, a caracterização e os mecanismos atualmente utilizados para combater esse fenômeno jurídico, social e econômico.

Referência: SILVA, M. R.Trabalho análogo ao de escravo rural no Brasil do século XXI: novos contornos de um antigo problema. Goiânia, 2010. Dissertação (mestrado). Programa de Mestrado em Direito, Universidade Federal de Goiás.


Assédio moral organizacional nos bancos
Tem por escopo constatar a existência generalizada do assédio moral em sua modalidade organizacional nos bancos e analisar como o movimento sindical da categoria bancária enfrenta o problema.

Referência: CERQUEIRA, V. da S. Assédio moral organizacional nos bancos. São Paulo, 2012. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo.


Violência psicológica e assédio moral no trabalho: percepção e estratégias de enfrentamento de adolescentes trabalhadores
Tem por objetivo investigar e discutir as experiências relatadas por jovens aprendizes e estagiários acerca de situações abusivas e de assédio moral ocorridos no trabalho.

Referência: TURTE, S. L. Violência psicológica e assédio moral no trabalho: percepção e estratégias de enfrentamento de adolescentes trabalhadores.  São Paulo, 2011. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública,  Universidade de São Paulo.


Poder e violência no estado de direito: análise comparativa do pensamento de Hannah Arendt e Niklas Luhmann
Este trabalho realiza uma comparação entre as obras dos autores/as: Hannah Arendt e Niklas Luhmann no que diz respeito a relação entre poder e violência dentro do Estado de Direito.

Referência: ALBUQUERQUE, A. C. C. Poder e violência no estado de direito: análise comparativa do pensamento de Hannah Arendt e Niklas Luhmann. São Paulo, 2011. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo.


As múltiplas formas de violência no trabalho de enfermagem: o cotidiano de trabalho no setor de emergência e urgência clínica em um hospital público
Tem como objetivo apreender e analisar as formas de violência operantes no mundo do trabalho de enfermagem em um serviço de emergência e urgência clínica de uma instituição hospitalar pública de Mato Grosso com 1200 trabalhadores.

Referência: COSTA, A. L. R. C. As múltiplas formas de violência no trabalho de enfermagem: o cotidiano de trabalho no setor de emergência e urgência clínica em um hospital público. São Paulo, 2005. Tese (doutorado) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.


Violência institucional em maternidades públicas: hostilidade ao invés de acolhimento como uma questão de gênero
A hipótese deste trabalho é a de que a violência institucional em maternidades é, fundamentalmente, uma violência de gênero.

Referência: AGUIAR, J. M de. Violência institucional em maternidades públicas: hostilidade ao invés de acolhimento como uma questão de gênero. São Paulo, 2010. Tese (doutorado) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.


O controle da atividade policial: um olhar sobre a ouvidoria do Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará.
Essa dissertação aborda o controle da polícia no Brasil, apresenta características institucionais e elementos da cultura policial presentes nesse processo.

Referência: ARAUJO, O. S dos. O controle da atividade policial: um olhar sobre a ouvidoria do sistema de segurança pública do estado do pará. São Paulo, 2008. Dissertação (mestrado) – Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas, Universidade de São Paulo.


Interfaces da vida loka: um estudo sobre jovens, tráfico de drogas e violência em São Paulo
Este estudo objetiva descrever e analisar a vida cotidiana de jovens (de 15 a 29 anos) moradores de bairros periféricos em São Paulo, em que há a coincidência entre o comércio varejista de drogas feito em suas ruas, relações comuns de vizinhança e ações combinadas e intensivas das forças de repressão, aliadas à de assistência e as de atenção governamental.

Referência: MALVASI, P. A.Interfaces da vida loka: um estudo sobre jovens, tráfico de drogas e violência em São Paulo. São Paulo, 2012. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

Núcleo de Estudos da Violência Organizacional